Páginas

domingo, 21 de dezembro de 2008

Matrimônio


Depois da química da paixão ser compatível em número e grau, surge o amor. E com ele o desejo de viver uma nova vida. Convidar padrinhos, programar a cerimônia, escolher o vestido, fechar contratos e mais contratos, pagar as contas, sobreviver. Esses são alguns dos passos antes de um casamento. É o que nós chamamos de noivado.

Imagino e vejo a alegria dos noivos – mais precisamente da Bruninha e Milton –, na chegada do grande dia, vendo tudo o que estava no planejamento se realizar. Ela, com a mania de comprar ‘livros manuais’ para cada ocasião, e ele paciente observando suas escolhas. Ela entrando deslumbrada, despertando de um sonho, e ele no altar aguardando carinhosamente.

Percebi que na maioria dos casamentos que compareço ultimamente, excluem a frase proferida pelo ministro religioso[1]: ‘Se alguém tem algum impedimento contra essa união, fale agora ou cale-se para sempre’. Melo medo de que alguém algum dia se manifestasse ou encurtar a cerimônia? A visão que me apresentaram foi outra. Um dos meus acompanhantes disse que em um casamento anterior a esse, o bispo que realizava a cerimônia explicou, de forma polida, que não se usa essa frase por causa do amor. Pode parecer estranho, mas tem sentido.

O amor é a força motriz que faz girar o mundo. Ora, estamos a cada dia querendo viver padrões fictícios impostos pela mídia através de filmes e novelas, fruto da imaginação de um escritor e atuada por famosos. Essa idéia é comprada por várias pessoas, que se imaginam naquele momento, como se fosse real e criam uma imagem mental daquele amor. Mas de tão utópico que chega a parecer, desacreditamos que um dia realmente aquilo venha a ocorrer.

Ouvi certa feita uma explanação de um cliente acerca de pessoas que duvidam da procedência das Bíblia Sagrada, e também de variações na tradução. É fácil deturpar uma obra isolada, na qual somente um exemplar exista, mas a Bíblia é bem mais do que isso. São várias Escrituras, união de documentos antiqüíssimos encontrados em vários países e variações temporais. Como é possível então que ela seja falsa?

O mesmo pode traduzir para o amor. Seria fácil se o amor fosse algo inventado por algum cinegrafista, ou então algum neo-modismo. Mas ele não é. Simplesmente está presente em todas as línguas, culturas e épocas, regendo o mundo até o período atual. Como pode ter uma fagulha de falsidade nisso?

Há controvérsias de pensamento no que se refere a quem seria a pessoa certa. Alma gêmea, criado para você, escolhido, separado, tampa da panela... inúmeras são as expressões que tentam definir esse alguém, e várias são as ramificações de pensamento. Existindo isso ou não, o que há é aquela pessoa que você simplesmente sabe ser perfeita. Pelo menos para você, e para aquela ocasião; com a tradução de um pensamento no sorriso, com a magia necessária para que você saiba que a lua está mais próxima que em outras noites. Como se você estivesse olhando para um espelho, conversando com a sua consciência, como se tudo isso fosse criado por sua mente, numa tentativa de projetar algo belo e fazer com que você não desista do amor. Depois de algum tempo você realmente percebe que aquela pessoa é real, e decide se unir a fim de formar uma única vida: a dos dois pensamentos em um só.

O ponto é, mesmo que em determinado momento haja um motivo que impeçam a união, o amor vai permanecer. Apesar de toda mágoa, angústia ou contradição na hora, o sentimento mais forte prevalece. Esse casal pode passar anos separados, mas quando se reencontrarem – com a cura do tempo – vai se revelar um amor intacto, resguardado e singular. Simplesmente amor. Complexo e singelo.

Sem essa frase, vos declaro marido e mulher! E que comece a chuva de arroz...

Monique, verão de 2008


[1] Seja pastor, padre, pai de santo ou qualquer outro ministro religoso.

Um comentário:

Fransoa disse...

Olá Carol,
Este Blog é um sopro de vida, e um sonho de nossos anseios, neste mundo virtual, que é uma selva de formanlidades, tem um oasis de inteligencia e bom gosto,parabens, ainda a esperança para a esperança, continue com esse linha de conduta, talves assim algem mude cursos de vidas sem vida, teus textos ao dez.
a torre eifel ficaria mais atraente com um Banner do teu Blog.
fransoa