Páginas

sábado, 15 de novembro de 2008

Linguiça? Voo? Contrarregra? Ideia?

Como assim?

Na época escolar, estudei muito a língua portuguesa, por que afinal de contas “é uma matéria que não vai sofrer alterações, pelo menos não agora”. Ora, devido às guerras e interesses políticos a GEOGRAFIA sofre alterações, a HISTÓRIA está sendo escrita a cada segundo que passa, descobrem-se novos detalhes na CIÊNCIA, e a FÍSICA é muito dinâmica. Mudanças... fazem parte de nossa vida, mesmo nós não estando preparados para elas.

Mas ao contrário do que pensava, até a língua portuguesa mudou, e tudo isso aconteceu justo agora para a unificar. Ao total são oito países no mundo que falam essa língua – Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal –, com algumas diferenças de país para país. Apesar dos pesares, uma vez que ninguém está preparado para mudanças, tudo isso fará bem, pois o intercâmbio com esses países será mais fácil, e para aprender a língua portuguesa será apenas 'uma vez, e não oito'.

O período de transição é de 2009 à 2012, que serão usadas tanto a forma atual quanto a nova. Para quem fará vestibular pode ficar tranqüilo, já que serão aceitas as duas formas. Nos livros escolares as mudanças serão obrigatórias a partir de 2010. Mas não postergue o aprendizado! A procrastinação também não é bem vinda, por que as mudanças começam a valer em janeiro de 2009.

Como diria um amigo meu, Phillip Bellan, nós ‘não podemos chorar pelo leite derramado, mas sim tentar tomar o restinho que sobrou’. Sendo assim, vamos às mudanças! Sendo assim, por que não começar a nos familiarizar com a nova cara da língua portuguesa desde agora?

Coisas que aparecem

Alfabeto com 26 letras: as letras estrangeiras ‘k’, ‘w’ e ‘y’ passam a fazer parte do nosso alfabeto, de 23 para 26 letras.

Coisas que somem

Sem o hífen: a segunda parte de palavras começadas por ‘r’ e ‘s’ não terão mais hífen, sendo ‘anti-semita’ e 'contra-regra' sendo substituídos respectivamente por 'antissemita' e 'contrarregra'.

Trema: simplesmente deixa de existir! Linguiça e frequente estarão na forma certa de escrita.

Acentos diferenciais: a acentuação que diferenciava as palavras que eram escrita da mesma maneira mas possuiam significados distintos, deixará de existir. 'Pára' do verbo parar será escrito da mesma forma que 'para'.

Acentos agudos de ditongos¹: também desaparecem. 'Idéia' passa a se tornar 'ideia'.

Acento circunflexo: também somem. O 'vôo' passa a ser 'voo' e 'crêem' passa a ser 'creem'.



Monique, primavera de 2008

¹ditongos: Segudo Aurélio Ferreira, é o 'grupo de dois fonemas vogais proferidos numa sílaba (1993, pág. 191, Minidicionário da Lingua Portuguesa)

4 comentários:

L. Damasio disse...

Boa Carol!

rafaj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rafaj disse...

Olá Carol, fiquei feliz com a sua passagem lá pelo blog, espero que continuemos a trocar opiniões a partir de já, pois gostei de ouvir o que tinha pra me falar, realmente concordo que é preciso olhar muito além, mas, infelizmente, o próprio outdoor inibe o pelo menos início de um pensamento crítico de qualquer pessoa. E, é, olha que você faz publicidade - eta raça!!! (é brincadeira. Rs. Pra falar a verdade não me dou bem com publicitários, mas é claro, existem exceções, sem contar que tenho a proeza de ter grandes amigos que o são, apesar da minha posição. É lógico que discutimos um pouco...)

Agora o meu comentário crítico sobre o texto, só pra retribuir:

Estudamos demais o português "vírgula", pois ele nos é ensinado de maneira absurda. Ninguém precisa de aprender as mil-e-uma regras de gramática para se comunicar bem, além de que não é dessa forma que se desperta o interesse de pessoa nenhuma à aprender a própria língua. Depois vemos dizer por aí que existem um sem-número de brasileiros analfabetos... A língua possui outras riquezas, com certeza mais importantes para serem trabalhadas, e, no mínimo mais belas. Quantos você conhece que adoravam a matéria de português? E também, é, cabe dizer que é impossível estudar qualquer outra área do conhecimento, incluindo as quais você definiu mais dinâmicas, sem o estudo da língua, não é? Portanto, concluo que o português é a mais dinâmica das matérias, sendo que tudo o que se estuda, ou mais, tudo o que se realiza depende primariamente da língua. O pensamento depende da língua...

Enfim, concordo contigo quando diz que a unificação facilitará o intercâmbio entre esses países, e ainda adiciono que isso fortalecerá a Língua como um todo, questão muito importante se considerarmos que a Língua é um enorme fator de influência - cultural, social, política, etc. - de um sobre outro povo.
Mas, a grande questão é, dinheiro. Graças à esse sistema tão valorizado e promovido por aqueles mesmos outdoors, qualquer ação, de maior ou menor tamanho, tem de ser pensada a partir do capital. Uma unificação desse porte exige um grande movimento financeiro. Imagina, por exemplo, o tamanho do investimento só para reeditar todos os volumes da biblioteca nacional dos velhos para os novos padrões. A grande mudança que várias editoras vão ter que fazer em suas produções exige um grande esforço financeiro, e em épocas de crise - donde já se fala em recessão mundial (não que eu não tenha ficado muito feliz com os EUA se fodendo) - é um assunto delicado demais para se tratar.

rafaj disse...

Credo! Reli meu comentário e aqui está a redenção.
Como soei radical - era um momento de crise...
Aqui eu só queria te dizer que é sim, e eu concordo, muito importante a unificação da língua, e que muitos dos argumentos que usei acima não são válidos, a não ser pela catarse da minha própria crise anticapitalista. rs

Gostei do texto Carol